domingo, 3 de julho de 2011

Metal Gear Solid

Esta é a análise de Metal Gear Solid, lançado pela Konami em 1998 para o Playstation.


Introdução

Assim que o diretor Hideo Kojima anunciou uma continuação para o Playstation do famoso Metal Gear 2: Solid Snake, lançado em 19 de julho de 1990 para o MSX2, a indústria dos games entrou em polvorosa. Afinal, Metal Gear inaugurou o gênero Stealth Action no mundo dos games. A expectativa em torno de como se sairia esta continuação foi grande, e valeu a pena. Uma obra prima épica, uma das melhores histórias já contadas no Playstation, e ação de tirar o fôlego são características deste jogo que rapidamente entrou para a história dos games.

METAL GEAR SOLID


Informações técnicas

Publicado por: Konami
Desenvolvido por: Konami Computer Entertainment Japan
Gênero: Stealth Action
Diretor: Hideo Kojima
Plataforma: Playstation
Data de lançamento: 3 de setembro de 1998
Faixa etária: Mature

Trilha-sonora da análise

Enquanto lê a nossa análise, que tal escutar o áudio que separamos mais abaixo?


Música-tema do jogo, composta pela banda Tappy, da Konami Kuheika Club.

Sobre a história do jogo (contém spoilers)

Hideo Kojima é um apaixonado por thrillers de espionagem. E a história de Metal Gear Solid não deixa nada a desejar quando comparada à história dos melhores filmes de ação feitos por Hollywood. A exemplo de seus jogos anteriores, a trama é muitíssimo detalhada e bem produzida, recompensando cada atenção a detalhes que o jogador tiver. A trama é uma sequência aos acontecimentos dos jogos anteriores, que foram lançado para MSX e se tornaram um ícone cult de sua época, por serem os precursores do gênero Stealth Action. Como a maioria dos jogadores não deve nem ter visto um MSX na vida, o próprio jogo tenta ao mesmo tempo dar continuidade e "reescrever" o ocorrido, contando os fatos mais importantes dos jogos anteriores por meio de flashbacks e textos. Sendo assim, mesmo que o jogador não tenha jogado os jogos anteriores, ele poderá se atualizar e entender a história desse jogo mesmo assim.

O protagonista da série é o mesmo dos jogos anteriores: o lendário Solid Snake está de volta para mais uma missão. Caso não saiba, este é Solid Snake. E sim, ele mudou bastante desde o MSX.


Seis anos após os acontecimentos do jogo anterior, ele é gentilmente convocado a voltar à ativa por seu velho conhecido e superior, o coronel Roy Campbell:


Mais uma vez, os Estados Unidos da América correm riscos enormes, estando na mão de terroristas, e só o agente Snake é capaz de salvar a pátria. Desta vez, um grupo do esquadrão de elite do exército americano, o famoso grupo FOX-HOUND, se rebelou e se tornou um bando de mercenários. Eles tomaram uma base militar americana no Alasca, chamada Shadow Moses, onde perigosos projetos nucleares estavam sendo desenvolvidos. Eles sequestraram duas personalidades importantes da indústria bélica: o chefe da DARPA (Agência Americana de Projetos e Pesquisa de Defesa) Donald Anderson e o presidente da ArmsTech (uma das maiores indústrias de armas dos EUA) Kenneth Baker. Sem contar que a sobrinha de Roy Campbell, Meryl Silverburgh, também está metida no rolo. Ah, e, só para constatar, estão ameaçando o presidente dos Estados Unidos da América de realizar um ataque nuclear.

O plano infalível do governo americano é bem simples: mandar Snake sozinho e desarmado na base inimiga para realizar tudo: resgatar os reféns, sabotar os equipamentos nucleares, e, se for possível, também, de quebra, eliminar todos os membros da FOX-HOUND. Nada que o super-herói Snake não seja capaz de fazer com uma mão nas costas, diga-se de passagem.

Ah, mas Snake não está sozinho. Ou melhor, está sozinho, sim, só que com um punhado de gente lhe enchendo o saco pelo Codec, um rádio minúsculo que enfiaram cirurgicamente em um osso de seu ouvido. Entre as pessoas que estão sempre presentes para importunar e dar dicas inúteis estão o próprio Roy Campbell, e um time de comentaristas especiais. Conheça melhor cada um deles:

Esta é a Naomi Hunter:


Especialista em biologia e em genética, ela chegou a liderar diversos projetos relacionados a biomedicina, clonagem humana e avançadas pesquisas genéticas, todas secretas. Desde que se juntou à força militar, auxilia como médica, fornecendo remédios e procedimentos para aprimorar a performance dos soldados. Ela injetou em Snake uma substância contendo nanomachines, o qual é capaz de auxiliar seu corpo a manter a temperatura estável mesmo em temperaturas extremas como a do Alasca, além de permitir localizar Snake em qualquer local do planeta.

E esta é a Mei Ling:


Mei Ling é a analista de dados do grupo. De origem chino-americana, ela é fluente nos dois idiomas e apreciadora da literatura em ambas as origens. Ela é especialista em informática e tecnologia, além de contadora de histórias e conselheira nas horas vagas, sempre disposta a recitar trechos de obras de Shakespeare e um ou outro provérbio chinês, só como hobby. Sua participação consiste basicamente em salvar o jogo e dar um ou outro conselho motivacional.

Após avançar um pouco mais no local, Snake receba a ajuda inesperada de outras pessoas. Uma dessas pessoas é Master Miller:


Master Miller é o apelido de Kazuhira Miller. Filho de japoneses com americanos, desde cedo ele foi obrigado a enfrentar a realidade da guerra. Tantos anos de experiência o tornaram em um valioso especialista na arte bélica, com conhecimentos que vão das armas bélicas até táticas de sobrevivência em climas adversos. Tal envolvimento o fez se tornar em uma lenda da área bélica. Miller então passou a treinar recrutas ao redor do mundo, passando seu conhecimento adiante. Ele chegou mesmo a auxiliar Snake em algumas missões, como na famosa missão de Zanzibar, onde Snake enfrentou Big Boss. Ele descobriu como que por milagre o Codec de Snake e decidiu voltar a ajudá-lo, sem nenhum motivo aparente.

Outra colaboradora que aparece para ajudar é Nastasha Romanenko:


Essa é uma especialista em armas ucraniana e membro do Time de Busca Nuclear Emergencial. Vítima do acidente de Chernobil, ela sentiu na pele os perigos da radiação e desde então estudou para se tornar uma especialista em material nuclear. Ativista famosa por seus atos contra a proliferação de material radioativo para países emergentes e socialmente instáveis, ela luta em nome de um mundo livre do perigo nuclear. Ela informa Snake acerca de muitas coisas relacionadas ao contrabando de armas nucleares e produção em massa de bombas e mísseis de potência inimaginável. Ela não tem motivo qualquer para auxiliar Snake, mas encontra-se sempre à disposição para auxiliar com o que pode.

Mais adiante, Snake consegue encontrar o primeiro refém, Donald Anderson:


Donald foi um influente especialista em armas muito bem relacionado com grandes nomes da produção internacional de armas de médio e grande porta. Apaixonado por tecnologia e pela arte da guerra, não demorou para que tornasse a paixão em profissão. Usando sua grande influência, acabou por se tornar o chefe-geral da DARPA.

Snake e Anderson discutem um pouco sobre o que os terroristas planejam. Anderson revela que uma nova versão do Metal Gear, chamado de Metal Gear Rex, estava sendo produzido no local. Snake, o qual já teve seus lances com Metal Gears em jogos anteriores, reconhece o perigo que ele representa. E, para piorar a situação, o Metal Gear é capaz de lançar bombas nucleares. Para acionar o Metal Gear, os terroristas precisam de dois códigos de ativação, sendo que um deles está em posse de Donald, e o outro em posse de Baker. Donald revela que um membro da FOX-HOUND entrou psiquicamente em sua mente e descobriu seu código, mas revela ainda que tem uma forma de se parar o Metal Gear. Há três cartões PAL que, se usados, paralisam as atividades de Metal Gear. Eles foram feitos para serem usados em caso de emergência, e Baker é o único que sabe do paradeiro desses cartões. Snake tenta tirá-lo do local, mas, antes que ele pudesse, Donald morre de um misterioso ataque cardíaco.

Na fuga da cela, Snake encontra-se com a sobrinha de Roy Campbell, Meryl Silverburgh:


Filha do irmão mais novo de Roy, Matt Campbell, Meryl Silverburgh cresceu com a guerra no sangue. Ela sempre quis ser um soldado, mesmo quando todos tentavam lhe direcionar outros caminhos. Por mais que tentasse, ela sempre gostou do perigo, da adrenalina, e sempre se sentiu confortável com uma arma nas mãos, principalmente armas mais pesadas, como sua pistola de estimação. Apesar da vontade, ela nunca teve a oportunidade de participar efetivamente de uma missão, até então. Ela havia acabo de se alistar ao FOX-HOUND quando eles se rebelaram. Não querendo participar da rebelião, ela foi presa. Apesar de Roy Campbell ter escondido isso o tempo todo, Meryl é o único motivo que levou Campbell a convencer Snake a participar dessa missão. Sim, porque ele confia apenas em Snake para que ele possa ir e trazer Meryl sã e salva.

Pois bem. Meryl consegue escapar da cela em que estava aprisionada, nocauteando o guarda, e roubando a sua roupa. Mas a sua falta de experiência com armas em situações reais fez com que ela não conseguisse reagir bem na fuga. Snake consegue se livrar do perigo, e então ela foge, levando o disfarce com ela.

Snake então vai em procura do outro refém, Kenneth Baker.


Esse é um maníaco por armas. Tão apaixonado pela indústria bélica quanto Donald Anderson e tão ávido por dinheiro quanto qualquer empresário do mundo moderno, Baker construiu sua vida e sua fortuna em cima de armas. Usando boa parte de sua influência internacional, ele conseguiu fundar uma das mais maiores empresas de pesquisa e desenvolvimento de armas bélicas do mundo, a ArmsTech. Pioneira em diversos segmentos, como por exemplo a robótica e a nanotecnologia, sua empresa foi a responsável pela intensificação e aprimoramento das grandes potências militares modernas. Um dos maiores sonhos de sua empresa sempre foi a construção de um ambicioso projeto como Metal Gear Rex. Quando ele teve a oportunidade, ele não pensou duas vezes, e chegou ao cúmulo de pagar propina a Donald para ter o aval do governo na produção em massa de grandes armas de destruição em massa.

A posição de Baker era uma armadilha muitíssimo bem armada por um dos mais inteligentes membros da FOX-HOUND, o ardiloso Ocelot, também conhecido como Revolver Ocelot:


Ocelot é um senhorzinho de idade que acha que é mocinho (apesar de possuir movimentos ágeis e raciocínio rápido de um adolescente), e está tão senil que pensa que ainda está no faroeste, a ponto de andar com um revólver e chamar os outros para um duelo. Filho de russos com americanos, desde a adolescência ele serviu no exército russo, e exerceu seu patriotismo extremista. Lutou ao lado de nomes célebres, como Big Boss, e se tornou famoso no mundo inteiro. Perito máximo em interrogar pessoas e exímio no tiro ao alvo, Ocelot sempre se influenciou em grandes filmes de faroeste, de onde ele tirou seu jeito de se vestir e de se portar. Sua arma predileta é a Colt Single Action Army, que ele carrega sempre com ele. Mestre dos disfarces e da malícia, Ocelot é do tipo que é capaz de qualquer coisa para alcançar o que quer, e do tipo que não se deve nunca confiar.

Snake e Ocelot duelam, e Ocelot quase se dá bem, se não fosse pela aparição inesperada de um Cyborg Ninja:


Nada se sabe sobre esse ninja misterioso, que apenas diz que quer ter uma revanche com Snake e que anseia pela chance de poder lutar com ele. Ele possui movimentos muito acima do normal, um exoesqueleto impenetrável, usa uma espada e é capaz de super força e de saltos gigantescos.

O Ninja arrancou a mão de Ocelot com um único golpe, forçando-o a se retirar. Ele ainda libertou Baker, mas depois teve uma dor de cabeça e foi embora. Snake conversa com Baker, que revela que a Meryl já conversou com ele anteriormente. Snake pergunta a Baker se ele informou seu código de ativação aos terroristas. Ele diz que sim, pois não conseguiu resistir à leitura de mentes, mas que não há problema, pois Donald não revelou o dele. Snake conta para ele que Donald também contou o código dele, pois leram a mente dele. Baker questiona, dizendo que Donald é habilidoso e imune a leituras de mentes. Estranho, não? Bom, de qualquer forma, Snake precisa dos cartões PAL. Ele afirma que deixou os cartões PAL com a Meryl, e ainda devem estar com ela. Ele fala um pouco sobre a origem da indústria nuclear nos Estados Unidos, entrega a Snake um disquete contendo dados confidenciais sobre o Metal Gear, e depois informa que, se quisermos informações sobre como parar o Metal Gear, uma boa ideia pode ser interrogar o engenheiro-chefe do projeto, que ainda está vivo e não muito longe dali. Alguém chamado Hal Emmerich. Logo depois, Baker também morre de um ataque cardíaco misterioso, exatamente igual a Donald Anderson.

A partir de então, o próximo passo de Snake passa a ser ir e se encontrar com esse tal engenheiro-chefe, de modo que pudesse descobrir mais informações sobre o Metal Gear. No caminho, ele acaba se deparando com mais um membro da FOX-HOUND, Vulcan Raven:


Raven é um brutamontes que carrega a metralhadora Vulcan de um caça F-16 nas costas sem problemas e que domestica corvos para fins pessoais. Ele é o xamã de uma tribo indígena do Alasca, e, como tal, ele é especializado em antigas doutrinas espirituais e em curiosos hábitos. Tendo pais inuítes e tendo sido criado no Alasca, seu corpo se tornou habituado ao clima frio. Campeão das Olimpíadas Indianas, ele ainda é formado em uma universidade, o que o configura como um ser humano quase perfeito, tanto fisicamente quando psicologicamente e espiritualmente.

Vulcan aparece no interior de um tanque de guerra para deter Snake. Após ser derrotado, ele deixa claro que tudo fazia parte de um plano para avaliar o poderio físico de Snake. Snake logo consegue chegar até o laboratório de Hall Emmerich, vulgo "Otacon", o principal projetista do Metal Gear:



Hal recebeu esse apelido de Otacon devido à sua paixão por animes japoneses (a palavra vem de otaku e de convenção). Trata-se de um brilhante e excêntrico engenheiro, que se enquadra perfeitamente em quase qualquer característica hoje atribuída ao estereótipo de um "nerd". Hal é solitário, tímido, introvertido e muitíssimo inteligente. Sua carreira e formação formidáveis lhe renderam um cargo dentro da ArmsTech, onde ficou responsável por dar vida ao Metal Gear Rex.

Mas Hal não está sozinho. Ele está sendo atacado por aquele Cyborg Ninja de antes. Snake então descobre a identidade do Ninja: trata-se de Gray Fox, um ex-parceiro dele de guerra que o traiu no passado e o enfrentou até a morte. Snake o matou, mas por algum motivo obscuro aqui está ele, de volta, e pronto para ter uma revanche contra Snake. Gray Fox e Snake então se enfrentam em uma luta corpo-a-corpo que acaba com a vitória de Snake. Gray Fox então sente outra de suas dores de cabeça e vai embora sem mais e nem menos. Após se livrar de Gray Fox, Snake resgata Otacon, e na base da violência o obriga a dizer o que sabe sobre o projeto. Otacon revela que trabalhou no projeto do Metal Gear Rex como um robô feito para auto-defesa, e então Snake briga com ele. Acontece que nem mesmo Otacon sabia da real intenção do Metal Gear Rex, uma vez que os setores são separados. Otacon não sabia, por exemplo, que o robô iria carregar bombas nucleares. Quanto a impedir o lançamento da próxima bomba, ele não é capaz de ajudar muito. Ele somente diz que a única forma de se desativar o Metal Gear é inserindo os três cartões PAL, que, ao que parece, estão em posse de Meryl Silverburgh. Ou seja: próximo objetivo: encontrar Meryl. Nesse momento, Otacon sofre uma parada cardía... Não, brincadeira, ele não morreu não. Otacon se sente culpado por cooperar com atos terroristas, e informa que sua família tem histórico com coisas ruins e morte de muitas pessoas (seu pai ajudou a desenvolver a bomba de Hiroshima). Ele decide ajudar Snake em sua missão, fornecendo informações pelo Codec.

De fato, o próximo objetivo passa a ser encontrar Meryl. Após contactá-la e marcar um encontro no banheiro feminino, eles trocam informações. Meryl diz que Baker lhe entregou apenas um cartão PAL, e não três, como havia dito a Snake. Então, onde estão os outros dois cartões PAL? É o que eles precisam descobrir o mais rapidamente possível. Eles seguem em frente, e logo se deparam com mais um perigoso membro da FOX-HOUND, Psycho Mantis:


Mantis é um especialista em telecinese (habilidade que lhe permite mover coisas com o poder da mente), é capaz de flutuar e de descobrir quais jogos da Konami você tem salvo no seu Memory Card. Ele é capaz de soltar esferas de energia e também é capaz de ler mentes, o que vem a lhe ser bem útil. Devido a problemas respiratórios, ele vive com sua máscara de oxigênio. Seu apelido estranho (louva-deus psicótico) não faz qualquer sentido, mas é bacana.

Mantis tenta atrasar Snake possuindo a mente de Meryl e fazendo-a seduzir Snake, mas sem sucesso. Após derrotarem Mantis e seguirem em frente, eles chegam até a parte inferior da torre de comunicação que separa a parte sul da parte norte da base. Antes que pudessem atravessar, no entanto, Meryl recebe alguns tiros de um atirador escondido. Por rádio, Campbell avisa que trata-se de Sniper Wolf:


Sniper Wolf é uma belíssima franco-atiradora, tão bela quanto cruel e habilidosa. Ela leva seu emprego a sério, e domina a técnica de "camper" como poucos no mundo. É capaz de permanecer dias inteiros completamente imóvel, aguardando por um alvo com seu rifle de alta precisão. Extremamente solitária, ela considera relações humanas um sofrimento, e possui um hobby curioso: ela cuida de lobos abandonados que encontra ao redor da base como seus bichinhos de estimação.

Snake não tem forma de resgatar Meryl, pois precisa de um rifle de precisão se quiser contra-atacar Sniper. Ele é obrigado a retornar até o armorial para conseguir um rifle de precisão. Ao voltar para a torre, Meryl estava desaparecida. Ele consegue abater Sniper Wolf, mas tudo não passava de uma armadilha. Ele logo é capturado e nocauteado, sendo levado para uma sala de tortura.

Snake é despertado por ninguém menos do que o líder dos terroristas: Liquid Snake.


Um soldado extremamente habilidoso e inteligente, de QI 180 e fluente em 7 idiomas, serviu na Força Aérea Americana e guerreou na Guerra do Golfo, no Iraque. Ele foi capturado pelo Serviço de Inteligência Britânica, e, desde então, não havia sido mais visto. Sua identidade secreta jamais foi revelada, e ele foi dado como morto. Após muitos e muitos anos, ele voltou para a América e se tornou o comandante do grupo de elite FOX-HOUND, liderando então a rebelião contra o governo.

Reparem em como Liquid é bem parecido com Snake. Isso tem um motivo. Liquid revela a Snake que ambos são parentes! Ele a princípio lhe chama de irmão o tempo todo. Mas eles não são realmente irmãos, e sim clones. Snake e Liquid são clones de um mesmo homem, um lendário soldado da época da Guerra Fria chamado Big Boss. Ironicamente, foi Snake quem matou Big Boss em uma missão anos atrás. Snake não sabia que era clone de alguém, muito menos dele.

Snake é então prontamente torturado por Ocelot, que roubou seu disquete de informações sobre o projeto Metal Gear que o Baker havia lhe dado. Snake resiste à prisão, não dando qualquer informações acerca do disquete a Ocelot. Ele sabe que precisa resistir, ou ele pode acabar matando Meryl, que só está viva ainda por sua causa. Snake é depois jogado em uma cela. Na mesma cela, ele encontra o corpo putrefato de Donald Anderson, aparentemente morto há dias. Seu estado difere totalmente do estado como Snake o encontrou antes de ele morrer. É como se ele tivesse sido torturado e espancado até a morte. Se esse é o verdadeiro Anderson, então quem era aquele homem que se fez passar por Donald Anderson na cela, e conversou com Snake antes de ter uma parada cardíaca? Estranho isso, não?

Snake liga para Ocelot e tenta conseguir respostas, sem sucesso. Campbell esteve mentindo para Snake o tempo todo, pois ele sabia muito bem qual era a real função do Metal Gear. Sempre soube, aliás, essa era a real intenção do presidente: enviar Snake para lá para impedir que os terroristas usem uma arma secreta de destruição em massa que o próprio governo americano estava desenvolvendo às escondidas. Como os Estados Unidos estão prestes a assinar a renovação de um acordo de não-proliferação de armas nucleares com a Rússia, se vier a público que os Estados Unidos continuam desenvolvendo armas de destruição em massa às escondidas, pode ser catastrófico para a paz mundial como um todo. Snake agora sabe que deve ir até o depósito do Metal Gear e destruí-lo, seja lá como for. Enquanto isso, Master Miller parece muito interessado no passado de Naomi, e começa a lhe fazer perguntas referentes à sua origem, à profissão de seu pai e coisas assim, pedindo riqueza de detalhes. Não se sabe o porquê dessas perguntas. Snake foge da cela e segue em frente.

Snake chega até o alto da torre de comunicação, e se encontra mais uma vez com Liquid Snake, o qual está dessa vez sob posse de um helicóptero. Após abater o helicóptero de Liquid, ele segue em frente para a parte norte da base, onde se depara mais uma vez com Sniper Wolf. Desta vez, eles travam uma batalha definitiva, até a morte de Wolf. Após dar um fim simbólico para Wolf, ele entra na parte norte da base.

Snake se depara com Raven mais uma vez, também para uma batalha mortal. Raven revela a Snake que Donald Anderson já estava morto antes de Snake chegar. Ele foi torturado por Revolver Ocelot, que tentou reaver seus códigos de acesso para o Metal Gear. Como Donald tinha forte controle mental, Psycho Mantis não conseguiu ler sua mente como fez com Baker. Só que Ocelot apelou demais na tortura e acabou matando-o. Quem encontrou Snake na cela foi ninguém menos do que o mestre dos disfarces da FOX-HOUND, Decoy Otopus.


Decoy Octopus é o maior especialista em disfarces na face da Terra. Ele realmente se esforça ao máximo para "encarnar" os personagens que faz. Além de imitar a aparência (muitas vezes recorrendo a cirurgias plásticas para ficar realmente idêntico à pessoa imitada), ele imita centenas de vozes de forma perfeita e indistinguível, treina caligrafia, trejeitos e modos de modo a ficar irreconhecível. Ele se dedica de corpo e alma naquilo que faz.

Snake não entende o porquê de Decoy Octopus ter se disfarçado de Donald Anderson para encontrá-lo e conversar com ele (se bem que isso explica aquela história mal contada sobre ele ter dado os códigos de ativação do Metal Gear e Baker ter dito que ele não deu). Raven não dá todas as respostas, mas deixa claro que tem um esquema muito bem armado por trás disso tudo, e que há traidores ao lado de Snake. Após essas revelações, Snake finalmente acaba matando Vulcan Raven.

Pouco depois, Master Miller entra em contato com Snake através de uma comunicação privada. Ele faz uma importante revelação a Snake: Naomi não é a Naomi. Ele sempre suspeitou das atitudes evasivas dela, e andou pesquisando sobre a vida dela. Ao fazer aquelas perguntas pessoais a ela, durante o ocorrido na cela de captura, ele estava na verdade sondando-a. Vendo até onde ela conseguiria ir. E, para a certeza dele, ela errou várias das respostas sobre a carreira de seu pai e sobre a própria infância, deixando claro que ela não é a verdadeira Naomi. Se ela não é Naomi, ele pressupõe que ela seja uma espiã infiltrada no exército para angariar informações para os terroristas, ou talvez pior: ela pode estar sob comando de um terceiro grupo, enganando tanto o governo quanto os próprios terroristas! Snake avisa Campbell, e ele vai buscar descobrir a quem Naomi está repassando as informações. Snake deve voltar a se atentar à missão, pois faltam poucas horas para acabar o prazo de trégua de Liquid Snake.

Otacon consegue hackear os arquivos secretos da ArmsTech, e consegue localizar as informações sobre os cartões PAL. Na verdade, os três cartões são um só cartão, porém magneticamente alterado por mudanças de temperatura. Snake deve conseguir alterar a temperatura do cartão que já possui, e então conseguirá os três códigos de acesso que ele tanto quer para poder parar Metal Gear. Enquanto faz isso, Campbell avisa que Naomi foi vista usando um rádio secreto para passar informações da missão a terceiros, e ela já foi presa. Eles estão tentando rastrear a ligação e localizar quem é o mandante da traição.

Poucos momentos depois, Naomi entra em contato com Snake pelo Codec, de dentro da cela, e de modo que ninguém pode perceber. Ela revela a ele o motivo pelo qual aceitou trair a missão. Ela revela que é irmã de Frank Jaeger, o soldado que ficou mundialmente conhecido como Gray Fox. Ela era muito pequena e órfã quando Frank a encontrou em um campo de batalha e a adotou como sua protegida. Frank cuidou dela desde pequena, como sua irmãzinha pequena. Ela o amava. E, quando descobriu que Snake o matou em uma missão tempos atrás, ela participou de uma experiência genética clandestina que acabou por "revivê-lo" como um ninja ciborgue. Desde então, jurou que um dia iria encontrar Snake e se vingar dele. Foi exatamente isso que ela fez. Junto com as nanomachines que ela injetou no sangue de Snake antes da missão, para ajudar a controlar a temperatura corporal, ela inseriu um vírus no corpo dele. Mas não é um vírus qualquer: trata-se do mais avançado vírus já criado, o Fox Die.

Fox Die é um vírus inteligente, que possui em sua formação um código genético exato. O vírus é altamente transmissível pelo ar ou pelo contato, mas ele passa desapercebido pelos corpos infectados, até encontrar os corpos que possuem o código genético pré-estabelecido. Então, ao entrar em contato com esses corpos, ele causa uma parada cardíaca instantânea. Isso responde muita coisa. O Fox Die que ela injetou em Snake foi programado para localizar e matar três códigos genéticos: o de Snake, o de Donald Anderson e o de Kenneth Baker. Quando Snake foi até eles para salvá-los, na verdade acabou transmitindo o vírus a eles, que os matou na hora. Snake também está com os dias contados. Quando ela estava prestes a revelar o motivo pelo qual mandou matar os outros dois, Campbell intercepta a ligação e corta a comunicação. Ele decide torturar Naomi para conseguir as informações, e solicita que Snake esqueça Naomi e se concentre em parar Metal Gear de uma vez por todas.

Snake então continua com seu objetivo de acionar Metal Gear com o cartão PAL em diferentes temperaturas. Após todo esse trabalho para conseguir realizar o processo, eis que ele descobre que foi enganado. Ao invés de desligar o Metal Gear, ele o ligou. Sem entender nada, Snake é trancado na sala de controle e recebe uma ligação de Master Miller.

Miller ri da cara de Snake, e agradece pela ajuda. Então, ele faz a maior revelação da história até então: Master Miller, na verdade, era o o vilão Liquid Snake com óculos escuros. Ele enganou Snake o tempo todo se fazendo passar por um homem conhecido de Snake. O verdadeiro Miller foi morto em uma explosão tempos atrás, mas ninguém soube, então era um disfarce perfeito. Esse disfarce tinha dois motivos: primeiro, ele precisava saber de tudo o que se passava nos planos do governo. Segundo, porque ele precisava que Snake usasse os cartões PAL. Como Donald Anderson era imune a leitura de mentes, Psycho Mantis não conseguiu seu código de ativação. Ocelot tentou consegui-lo na base da tortura, mas acabou matando no processo. Sem o código de ativação dele, Metal Gear jamais poderia ser usado. Mas ele tinha um trunfo: como o cartão PAL era usado para ligar o Metal Gear, se desligado, ou desligar, se ligado, ele só precisava convencer Snake a usar o tal cartão PAL. Mas ele não fazia ideia de como usar o cartão. Então, para evitar problemas, ele decidiu usar Decoy Octopus para se fazer passar por Donald Anderson, de modo que pudesse fazer parecer que estava tudo bem, e incentivar Snake a pegar o cartão PAL e quebrar a cabeça para saber como usá-lo. Ele até blefou ao colocar um limite de tempo para lançar o míssil nuclear, apenas para apressar as coisas. Liquid apenas não contava com a intervenção da espiã Naomi, que acabou sendo ordenada por alguém para matar Donald e Baker. Mas tudo bem, pois deu tudo certo. Snake caiu como patinho: pegou o cartão, descobriu como usá-lo e o usou, acionando o Metal Gear para uso de Liquid.

Snake foge da sala e não tem escolha a não ser lutar contra o Metal Gear. Usando dicas de Otacon, ele consegue destruir o sistema de orientação do Metal Gear, deixando-o atordoado. Gray Fox aparece para ajudar Snake a destruir o Metal Gear. Gray Fox acaba morrendo no processo, não sem antes pedir a Snake que conta uma verdade a Naomi: na verdade, foi ele, Frank Jaeger, que matou os pais de Naomi. Ele a adotou apenas por pena de sua infância traumatizada que ele mesmo acabou causando. O "ídolo" que ela tinha em mente, na verdade, foi o causador de toda a sua dor e seu sofrimento. Ele pede que Snake peça desculpas a ela em nome dele. E então, morre.

Com a explosão do Metal Gear, Snake fica inconsciente, e Liquid, ainda vivo, o arrasta ao topo dos destroços do Metal Gear. Lá em cima, ele mostra que Meryl está ali do lado, inconsciente, e desafia Snake a um combate mano-a-mano. Snake vence, derrubando Liquid de mais de cinco metros de altura, e então descobre que a Meryl está viva. Só que há más notícias. O Pentágono ordenou um bombardeiro no local, para destruir tudo em um raio de quilômetros e apagar todas as provas do ocorrido. Liquid conta a Snake que quem enviou Naomi para trair a todos foi o próprio Pentágono. Como o Pentágono não acreditava no sucesso da missão, ele pensou em um plano B. Injetando o Fox Die em Snake, eles poderiam matar Donald Anderson e Kenneth Baker antes que eles pudessem revelar os códigos de ativação do Metal Gear, e ainda por cima eliminando testemunhas do incidente. E, programando o vírus para matar Snake, eles também matariam Liquid, afinal de contas, ambos são clones, e possuem o mesmo código genético. Seria um plano perfeito, que permitiria a eles sacrificar Snake em prol da paz mundial (e da não revelação dos segredos obscuros do governo, claro). Mas o tiro saiu pela culatra. Liquid venceu. Só que o Pentágono percebeu que seu plano não deu certo, e tenta consertar as coisas explodindo tudo com um bombardeiro. Agora, Liquid só precisava se livrar de Snake antes do momento final de sua morte.

Campbell entra em contato e revela toda a verdade. Ele sabia de tudo, mas, como o Pentágono ameaçava matar sua sobrinha, Meryl, caso ele contasse alguma coisa a Snake, ele nada podia fazer. Snake foi enganado o tempo todo, ele foi enviado lá para ser morto e impedir que os terroristas usassem o Metal Gear no processo. Ele também confirma o bombardeio em questão de minutos. Ele pede desculpas a Snake, e depois ele é interposto por outra pessoa: Jim Houseman.


Jim Houseman é o secretário de segurança dos Estados Unidos, e encarregado geral do Pentágono. É ele que está coordenando as operações. Ele é superior a Campbell, e orquestrou todo o plano. Ele mesmo contratou a espiã para se passar por Naomi, de modo que pudesse colocar em prática seu plano malévolo para esconder as ações secretas do governo, em nome da paz mundial.

Houseman propõe a Snake que entregue o disquete com as informações secretas do Metal Gear, e ele pode cancelar o bombardeio. Snake revela que não está mais com o disquete (Ocelot o tomou dele na tortura), então, sem trato. Todo o local será explodido em questão de minutos. E Campbell acaba de ser preso por alta traição, por ter revelado toda a verdade a Snake, e portanto está fora de operação.

Liquid revela que, apesarem de ser clones e possuírem o mesmo código genético, eles são diferentes. Ambos são frutos de um mesmo projeto, o Les Enfants Terrible. Snake foi feito levando em consideração os genes dominantes do código genético de Big Boss, enquanto Liquid foi feito levando em consideração os códigos recessivos. Geneticamente, Liquid sempre foi inferior a Snake, desde o nascimento. Por isso, ele sempre quis se vingar de Big Boss, matando-o. Mas, antes que pudesse matar Big Boss, Snake o matou primeiro. Então, ele passou a odiar Snake muito mais, primeiro por ser o "clone favorito", e segundo porque lhe tirou o prazer da vingança. Bom, hora da batalha.

Liquid e Snake lutam, e Snake vence. Ele consegue acordar Meryl, e juntos tentam fugir de jipe da base, enquanto Otacon fica na sala de controle para liberar o acesso para eles. Liquid, ainda vivo, tenta impedi-los, e consegue por fim virar o carro deles. Porém, quando ele estava prestes a matar Snake, ele sofre os efeitos do Fox Die e sofre um ataque cardíaco fulminante.

Pouco depois, Campbell entra em contato. Ele avisa que conseguiu entrar em contato direto com o presidente dos Estados Unidos, e contou a ele tudo o que estava ocorrendo. Ele contou sobre os planos de Jim Houseman, e o presidente já mandou prender Jim e abortar o bombardeio. Snake está livre. Campbell diz ainda que os dois, Snake e Meryl, foram dados como mortos em serviço, portanto podem viver suas vidas em paz. Ele também mandará um grupo de agentes vir resgatar Otacon o mais rápido possível. Snake pede para falar com Naomi. Naomi lhe diz que o Fox Die não tem hora para agir, e pode ser hoje ou daqui a muitos anos. E não tem cura. Cabe a Snake apenas viver sua vida, cada dia como se fosse seu último. Snake então foge com a Meryl, para serem felizes para sempre.

Enquanto isso, não muito longe dali, Ocelot entra em contato com o presidente dos Estados Unidos. Ele revela que está com o disquete com os dados do Metal Gear, exatamente como ele pediu que fizesse. E não, ninguém desconfiou de nada, já que o governo habilidosamente colocou toda a atenção em cima de Liquid Snake, dando-lhe permissão para escapar do local sem que ninguém percebesse. Agora, eles podem finalmente concretizar o plano deles... Mas isso fica para outra história, em uma próxima aventura.

E essa foi a história fantástica desse jogaço. Espero que tenham gostado!

Sobre o jogo

A sigla Tactical Espionage Action, presente na capa do jogo, já explica tudo sobre esse jogo. O jogo que inaugurou o gênero stealth action foi Metal Gear, lá no MSX. Na verdade, Metal Gear Solid não necessariamente inaugurou o gênero stealth action no console Playstation, uma vez que outros jogos já traziam essa premissa antes dele, como o Tenchu: Stealth Assassins. Mas Metal Gear Solid oferece uma experiência completamente diferente, em um outro nível. E vou explicar porquê.
O gênero stealth action força o jogador a entrar em uma atmosfera de suspense constante. Snake é um agente infiltrado na base inimiga, e sua localização não deve ser descoberta. Para tanto, cabe ao jogador usar de todos os recursos possíveis para ser silencioso e se manter invisível aos olhos dos guardas e do sistema de segurança. Não adianta nada o jogador querer bancar o Rambo e entrar em todas as salas com uma metralhadora em punho, metralhando tudo e todos que encontrar pela frente. Se tentar fazer isso, com certeza ele não avançará no jogo, ficando estagnado e morrendo sempre. A única forma de se conseguir atravessar o jogo de modo satisfatório é avançar sem ser visto. Esconder-se atrás de paredes, passar por trás dos inimigos, desviar do alcance de câmeras, usar equipamentos que cegam e desorientam equipamentos de segurança, enfim, usar de estratégia para ser o mais discreto possível. Isso não diminui em nada a ação do jogo, pelo contrário: deixa a ação muito mais intensa. Esqueça o ritmo de guerra dos jogos de ação convencional, e experimente matar os muitos seguranças do jogo, atacando-lhes pelas costas e quebrando-lhes o pescoço.
Sendo assim, para cumprir sua missão, precisamos de um bom equipamento. Uma pistola com silenciador é muito mais útil do que uma metralhadora barulhenta, por exemplo. E Snake contará com uma bela variedade de material bélico. Afinal, ele terá de lidar com homens fortemente armados, com câmeras de vigilância, sensores de movimento, alçapões no chão, piso eletrificado e armadilhas de gás. Os equipamentos que ele possui são vários: além de um radar que mostra tudo que se encontra ao seu redor em tempo real, muitíssimo útil, ele possui também binóculos, óculos de visão termal, óculos de visão noturna, detector de minas, granadas de efeito moral, granadas chaff, que desorientam equipamentos eletrônicos, bombas C4, minas terrestres, máscara de gás, e até mesmo uma caixa de papelão, que podemos usar para nos esconder, entre muitas outras coisas. Todos eles são úteis e imprescendíveis para o sucesso da missão de Snake.
Ah, mas Snake não depende apenas de seu material não: ele entra na base desarmado, e terá de lidar, na maioria das vezes, com suas próprias mãos. E para isso entra o treinamento de Snake. Snake pode socar e derrubar um oponente com uma sequência de golpes, se for preciso, mas ele é treinado o bastante para fazer muito mais que isso: Snake pode chegar por trás de um inimigo sem ser visto e imobilizá-lo. Uma vez imobilizá-lo, ele pode arrastá-lo até um local mais ermo e quebrar-lhe o pescoço, jogá-lo de um lugar alto, matando-o na hora, ou mesmo deixá-lo inconsciente no chão por alguns instantes. Isso se não quiser usá-lo como escudo humano em um tiroteio. Mas o confronto pessoal pode, e deve, ser evitado o máximo possível. Em vez de eliminar os inimigos, pode simplesmente passar por trás deles, ou bater em alguma parede, fazendo um som que chama a atenção dos inimigos. Aí, quando eles vierem, você dá a volta e passa sem ser visto. Pode também se agachar e passar por baixo de um veículo, ou de uma passagem estreita. Se estiver na neve, também pode deixar uma trilha de pegadas que o oponente irá seguir, assim que ver, nos permitindo passar por trás dele enquanto isso. O mesmo pode ser feito com uma poça de água, a qual, se pisada, irá causar um som audível a média distância. As formas são várias, e cabe ao jogador adaptá-las a cada situação.
Os movimentos são vários, e o jogador precisa aprender a dominar vários desses recursos para prosseguir na aventura. Por isso, aconselho a, antes de se aventurar pela missão de Snake no Alasca, frequentar o treinamento em realidade virtual disponibilizado pelo próprio jogo. Trata-se de um excelente tutorial do jogo, bem completo, que ensina tudo o que você precisa fazer. Tem todos os comandos, todas as possibilidades, uso de vários apetrechos, tudo que é preciso. Tem até mesmo técnicas mais avançadas. Após completar o treinamento, disponibilizará um Time Attack, onde pode refazer o treinamento com tempo cronometrado, para ter certeza se aprendeu mesmo a fazer tudo de modo eficiente. Altamente aconselhado.
Mas e se Snake for visto? Um sistema de alarmes totalmente inovador foi projetado para Metal Gear Solid. Quando Snake é visto, imediatamente aparece uma tela de alarme, que substitui a tela do radar. Cabe a Snake sair de cena, se esconder, e ficar fora da visão deles. Tão logo isso acontece, a tela de alarme desaparece, e aparece uma tela de busca. Esta tela possui um contador de tempo, e indica que os guardas presentes no local estão procurando por Snake em toda a parte. Cabe a Snake se manter escondido em um local seguro até que esse contador de tempo zere. Quando o contador zera, então entra uma tela de alerta, também com contador de tempo, em que os guardas desconfiam que Snake fugiu, e continuam procurando, mas em um ritmo mais lento, e mais cautelosos, bloqueando as saídas principais do local. Quando esse contador de tempo terminar, aí os guardas consideram que Snake não está mais no local, e aí eles voltam a patrulhar o local normalmente, como se nada tivesse acontecido. Então, Snake poderá sair do esconderijo e sair de cena de fininho. E nem adianta tentar resolver a situação matando todos os inimigos que aparecem, pois, em estado de alarme e busca, eles são infinitos. Pode matar alguns, mas, a menos que se esconda, ficará em um círculo vicioso de matar e matar, sem nenhum efeito.
A ação stealth é interrompida várias vezes no decorrer do jogo, para combates contra chefes de fase. Aí, não adianta querer pegar leve e seguir na surdina: temos de pegar as armas de mais grosso calibre possível, de metralhadoras a lançadores de mísseis teleguiados, e botar para quebrar. O arsenal é vasto e variado, e as batalhas contra chefes são interessantes e bem pensadas. Snake tem de usar táticas diferentes para cada chefe, sempre usando de estratégia para conhecer as fraquezas do oponente.
Se precisar de ajuda no decorrer da aventura, sempre há um recurso. O item que será mais usado no decorrer de todo o jogo é o Codec, um sistema de comunicação por rádio que permite a Snake conversar com diversos personagens, de qualquer local em que ele esteja. Esse sistema funciona por frequência, e pode ser acionado a qualquer momento. É através dele que Snake recebe informações sobre seus objetivos, sobre seus inimigos, chefes, equipamentos, sobre o local, enfim, todo tipo de informação. A qualquer instante, podemos apertar SELECT e ligar para alguém, para conseguir dicas sobre o que fazer, mais informações sobre algum equipamento, sobre alguém, ou também para salvar o jogo. Os diálogos por Codec são sensacionais, e vale a pena continuar ligando para os perosnagens para conseguir mais informações especiais e exclusivas sobre a trama. Muitas coisas podem ser descobertas apenas se ligamos para determinadas pessoas em determinados momentos do jogo. Está perdido? Ligue e peça informações.
MGS fornece ao jogador uma experiência cinematográfica. Na maioria do tempo, você estará assistindo a animações que apresentam a história. Toda a trama do jogo é bem contada, rica de detalhes e baseada em fatos reais, com direito a vídeos que são verdadeiras aulas sobre os mais diversos temas, como genética, indústria nuclear e fauna do Alasca, onde se passa o jogo. Apesar de o jogo possuir mais vídeos do que ação propriamente dita, a história é tão interessante e cheia de reviravoltas que vale a pena prestar atenção no que os personagens dizem, para aprender tudo o que se passa no jogo. Um enredo digno de grandes filmes, contado de uma maneira nunca antes vista: todas as animações são de boa qualidade, e são feitas com a mesma engine gráfica do jogo, ou seja, nada de animações em CG. Mas nem seria preciso, pois as animações são ótimas, e o ritmo constante de ação e suspense, ligados às ótimas tomadas de câmera, trazem um clima de estarmos acompanhando de perto uma obra-prima de Hollywood.
No decorrer de sua missão, Snake terá de tomar uma decisão importante, sobre salvar ou não uma importante personagem do jogo. Esta decisão acarretará em um prosseguir diferente na trama, e, consequentemente, em um final diferente. Metal Gear Solid possui dois finais distintos, com algumas poucas diferenças no andar do jogo. É interessante jogar o jogo mais uma vez, após terminá-lo, apenas para conhecer o outro final.
Ao terminar o jogo, conseguiremos alguns extras. Além de habilitarmos o modo extremo de dificuldade, também trocaremos o traje de alguns personagens, receberemos extras especiais, como itens que fornecem invisibilidade e munição infinita, e poderemos começar o jogo já portando uma máquina fotográfica (isto é: se pegarmos a máquina fotográfica antes de fechar o jogo). Com essa máquina fotográfica, poderemos tirar foto de praticamente qualquer coisa, e guardar essa foto em nosso álbum, salvando no memory card. Ainda há um bônus: fantasmas escondidos em locais especiais do cenário, que podem ser caçados pelo jogador usando a máquina fotográfica. É divertido caçar esses fantasmas, apesar de que não ganhamos absolutamente nada em troca.
O jogador também possui quatro dificuldades para escolher, sendo a dificuldade extrema liberada após fechar o jogo uma vez. As mudanças entre uma dificuldade e outra vão além de diminuir a munição das armas e aumentar a vida dos chefes: nas dificuldades mais difíceis, o jogador terá diversas desvantagens. Por exemplo, ele não poderá usar o radar, entre outras alterações drásticas. Realmente interessante para aqueles que fecharam o jogo e se sentem prontos para um desafio.
Mas não é só isso: ao terminarmos o jogo, recebemos um codinome, que é referente ao nosso rendimento no jogo. O codinome depende de nossas características durante o jogo, como quantos inimigos matamos, quantas rações usamos, quanto tempo levamos para terminar, etc. Quanto melhor formos, melhor será nosso codinome, até alcançar a marca mais difícil de todas: o codinome Big Boss. Receberemos esse codinome apenas se fecharmos o jogo em menos de 3 horas, sem morrer, usando no máximo uma ration, matando no máximo 25 soldados e sendo visto no máximo 4 vezes. Algo extremamente difícil, mas que pode manter um jogador fechando o jogo repetidamente por semanas.
 
Minha análise do jogo

Gráficos 
Os gráficos de MGS são belos e bem feitos. A tomada de câmera impede Snake de ver muito longe, mas podemos visualizar todos os detalhes dos belos cenários com a nossa visão em primeira pessoa. As muitas animações do jogo não são em CG, e são realizadas com a mesma tecnologia do jogo, mas mesmo assim são lindos. O realismo dos personagens e dos inimigos, os detalhes de cabelo, de vestimentas e tudo o mais, completam um visual que esbanja aos olhos. Os efeitos da neve também são bem feitos. Os ângulos de câmera foram escolhidos a dedo e funcionam muitíssimo bem, dando toques de realismo, de suspense e mesmo de drama, pois nós podemos passar um tempo visualizando o mesmo corredor de diversos ângulos diferentes, só para ver cada um dos focos de câmera que foram selecionados.
● Nota pessoal: 5/5 (Empenho Máximo)

Som 
O som de MGS é perfeito. As músicas do jogo, compostas por um time de respeito de 8 profissionais, incluindo Takanari Ishiyama, Gigi Meroni e o famoso Rika Muranaka, ajudam bastante a passar os mais variados sentimentos, de acordo com o clima que se passa em cena. Medo, suspense, adrenalina, tudo é passado de maneira exemplar pelas músicas do jogo. Mas os aplausos vão mesmo para a performance das dublagens, feitas de modo profissional. Elas ajudam a passar o máximo de realismo para a experiência cinematográfica. Os sons do cenário são muito bem planejados, também. O som de passos é diferente quando Snake anda sobre o concreto, sobre uma plataforma de metal, sobre a neve, etc. O som de um disparo varia quando acontece em um espaço aberto, ou quando em uma sala fechada, onde haverá eco. Cada detalhe foi bem pensado, e realizado com perfeição.
● Nota pessoal: 5/5 (Empenho Máximo)

Jogabilidade 
A jogabilidade de MGS é rica e variada, em relação aos movimentos. É tanta coisa que pode ser feita, que você chega a avaliar uma situação e enxerga diversas maneiras diferentes de passar por um local sem ser visto. Há abundância de meios, de caminhos, de formas, um mais fáceis, outros mais desafiadores, dependendo de como você quiser fazer. Correr e atirar ao mesmo tempo, sequências múltiplas de golpes, destruir câmeras, tudo pode ser feito a seu modo. É uma gama de funções difícil de se ver mesmo em outros jogos do gênero. Todos os comandos encaixam bem no controle, e podem ser realizados rapidamente. Sem contar que tudo é ensinado e um modo treino bem planejado, o qual deixa o jogador preparado para começar o jogo e se dar bem.
● Nota pessoal: 5/5 (Empenho Máximo)

Longevidade 
Longevidade não é realmente o foco do jogo. MGS é relativamente curto, e a Konami compensou a curta duração da ação (são aproximadamente 15 horas para se terminar o jogo, contando com os vídeos, mas, de jogo mesmo, quatro, cinco ou seis horas no máximo) incluindo dois finais, com itens secretos para cada final, e com um sistema de codinomes que avalia nosso desempenho, nos incentivando a jogar mais e fazer melhor, apesar de não recebermos nada em troca de nosso empenho. Os fantasmas também podem ser considerados incentivos para continuar a jogar o jogo, mas, fora isso, nada mais. Já é mais do que a maioria dos jogos de ação é capaz de oferecer. Mas a ausência de mais extras e de mais motivos para se voltar a jogar o game ainda faz falta. Por isso, o empenho da Konami em trazer longevidade para o título MGS foi bom, mas poderia ter sido melhor.
● Nota pessoal: 4/5 (Empenho Excelente)

Inovação 
MGS levou o gênero stealth action a um novo patamar, muito mais sofisticado e intenso. Diversas produtoras se basearam nessa inovação que MGS trouxe, e desenvolveram jogos com elementos de espionagem em sua composição. A Konami criou toda uma história digna de um filme de espionagem sucesso de bilheteria, com personagens únicos, muito suspense e ação, idealizou uma jogabilidade nova e projetou um mecanismo inteiramente novo de imersão, o qual faz o jogador realmente se sentir dentro de um filme, com o destino do mundo em suas mãos. Inovador em todos os aspectos, imperdível.
● Nota pessoal: 5/5 (Empenho Máximo)

Diversão 
MGS é divertido. A Konami se preocupou em projetar um jogo de ação que fosse uma experiência cinematográfica, mas isso não adiantaria nada se não fosse divertido. Por isso, a Konami se esforçou e fez um jogo que é tão variado que não enjoa. Nenhuma parte do jogo é igual à outra, e estamos sempre tendo que encontrar um jeito de passar por uma área nova com a máxima discrição possível. O ritmo do jogo, as batalhas contra chefes, os mini-games, é tudo viciante e memorável, enriquecendo ainda mais o jogo. Há momentos em que temos de passar por lasers, há momentos em que temos de controlar mísseis para passar por armadilhas, em outro momento estamos combatendo inimigos à distância com um rifle sniper, em seguida estamos tentando sobreviver a uma tortura, e então em outro momento estamos a bordo de um jipe, metralhando todos em volta. A sequência de fatos beira sempre o inesperado, e o imprevisível acaba deixando sempre o jogador boquiaberto com os feitos de Snake.
● Nota pessoal: 5/5 (Empenho Máximo)

Soma Final: 29/30 (Excelente)

Em resumo: MGS inaugurou um estilo, o stealth. Todos os jogos do gênero que viriam a seguir seriam baseados nessa franquia de sucesso, e isso já representa o quanto esse jogo trouxe para a indústria dos games. A história é envolvente a ponto de ser memorável, e os personagens são tão únicos que são inesquecíveis, deixando o jogador com vontade de querer saber mais e mais os detalhes de cada um deles. Um jogo meramente imperdível para qualquer fã de jogos de ação, pela sua história, pelo seu estilo, pelo cuidado com cada detalhe da produção.


Análises profissionais

A média pela Metacritic para Metal Gear Solid é 94/100.

Detonado em vídeo

Este é o melhor detonado em vídeo disponível na internet para esse jogo. Detalhado e muito bem feito, o detonado está em excelente qualidade de imagem e de som, além de estar muito bem editado e compactado. Ele mostra como fechar o jogo e passar por todos os chefões do jogo de forma simplificada. Está na dificuldade Normal. Vale a pena conferir:

Parte 1



Parte 2


E aí, o que achou desta análise? Curtiu? Deixe-me seu comentário, ou entre em contato comigo pelo e-mail: adm_melhorfinal@hotmail.com ou pelo twitter: @AdmMelhorFinal.

Um comentário:

  1. Parabéns pelo post...na minha opinião seu Blog é o melhor de analises que eu já vai até hoje....tudo muito bem avaliado e com muitos detalhes....gostaria muito de ver a analise do Metal Gear Solid 3 Snake Eater....sou muito fã da saga....parabéns pelo Blog....continue assim amigo :)

    ResponderExcluir