Eu costumo avaliar diversos games, dos mais antigos até os mais recentes, sempre que for possível, é claro.
Eu analiso os games de maneira particular e única. Vou explicar aqui a maneira com o qual eu, João Paulo Solano Lopes Filho, editor do blog, gosto de avaliar os games, para que possam compreender melhor:
Eu analiso os games de maneira particular e única. Vou explicar aqui a maneira com o qual eu, João Paulo Solano Lopes Filho, editor do blog, gosto de avaliar os games, para que possam compreender melhor:
Costumo avaliar games de maneira diferente. Eu não observo o que o jogo nos passa à primeira vista, mas tento enxergar o que é que a produtora do jogo quis com aquilo, no sentido de tentar compreender o empenho que a produtora teve com cada aspecto do jogo.
Analiso, no total, seis aspectos de cada jogo:
Gráficos
Analisando os gráficos, eu procuro analisar se a produtora teve um cuidado especial em deixar tudo lindo e organizado, sem falhas e defeitos, e se caprichou nos mínimos detalhes, do cenário às cenas de animação, dos efeitos especiais à animação dos personagens. Ou, se fez um trabalho porco sem nenhum esmero. Gráficos feios estragam qualquer sentimento de imersão. Gráficos não são o principal, longe disso, mas ainda assim são, muitas vezes, a primeira impressão que se tem do jogo, e a primeira impressão é a que fica.
Som
Analisando o som, tento ouvir e perceber bem o trabalho que a produtora teve com o jogo. Avalio a seleção de músicas, as dublagens (se houver), e os sons de fundo do cenário, de modo a ver se me convence o realismo e imersão proposto. Afinal, falhas no setor som podem estragar completamente um jogo, sim. O cuidado com o som deve ser exemplar, assim como todo o resto.
Jogabilidade
Analisando a jogabilidade, interpreto o modo como posso controlar o personagem, o carro, o avião, ou o que quer que seja que eu posso controlar. Sinto a variedade de movimentos, o quanto eu posso controlar o personagem, e como ele reage aos comandos que eu ordeno que ele faça. Também será aqui que eu criticarei os pontos de câmera ruins, que geralmente atrapalham a ação, e a existência de tutoriais detalhados que ensinem os comandos, de modo a existir uma ascendência na jogabilidade, de movimentos simples até movimentos mais complexos, obrigatório em quase qualquer game.
Diversão
Analisar a diversão de um jogo não é muito simples. Envolve perceber o porquê de se estar jogando o jogo, se a história do jogo lhe convence e motiva a tal, se o jogo possui uma progressão natural de dificuldade que lhe obriga a ser cada vez melhor e mais rápido, se o jogo permite que o jogador progrida sempre, fornecendo recompensas à altura da dificuldade das ações propostas, enfim, se a experiência de jogo ao final foi boa ou ruim. Afinal, qual é o empenho que a produtora teve com a diversão deste jogo?
Longevidade
Longevidade é mais simples de se analisar: eu busco pelos fatores que podem manter um jogador interessado no jogo pelo maior tempo possível. Um jogo não precisa ter dezenas de horas de jogo para ser durável: basta ter um sistema multiplayer convincente ou apresentar motivos a mais para o jogador continuar jogando. Podem ser extras, vários finais, várias dificuldades, enfim, há muitas coisas que podem manter um jogador interessado no jogo mesmo após fechá-lo uma vez. O empenho que a produtora teve nesse quesito deve ser mencionado e avaliado.
Inovação
Todo jogo tem a obrigação de ser inovador. Não há dúvidas quanto a isso. Inovação é um "must". Não há desculpas que sirvam quando se joga um jogo e se sente que toda a experiência passada pelo jogo já foi conhecida, e já sentiu aquilo várias e várias vezes. Quando se trata de uma continuação de uma franquia, então tudo se torna ainda mais difícil, pois a vontade de se "repetir mais do mesmo" é, muitas vezes, maior do que a vontade de se fazer algo novo. Cada dia que se passa, torna-se mais difícil ser inovador, mas muitas produtoras cansaram de provar, com seus jogos, que é possível inovar bastante ainda hoje em dia, então não há motivos para perdoar uma produtora que não se preocupa com isso.
Bem, esses serão os fatores que analisarei. E eu darei uma nota específica para cada fator, contando sempre o empenho que a produtora teve em determinado fator, com uma nota de 0 a 5, como se segue:
- 0 significa nenhum empenho
- 1 significa empenho mínimo
- 2 significa empenho mediano
- 3 significa empenho considerável
- 4 significa empenho excelente
- 5 significa empenho máximo
Somando-se os pontos ao final, darei uma pontuação final, de 0 a 30, que é como se segue:
- 0 = Desastroso
- 1 - 4 = Horrível
- 5 - 9 = Muito ruim
- 10 - 14 = Ruim
- 15 = Mediano
- 16 - 20 = Bom
- 21 - 25 = Muito bom
- 26 - 29 = Excelente
- 30 = Perfeito
E este é o meu método particular de avaliação. Espero que compreendam e curtam.
Acho que usarei seu método quando for avaliar um game, parece completo e preciso.
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